FORMAÇÃO PARA OFICINEIROS


Promovendo uma educação mão na massa e estimulando a criatividade


A Secretaria Municipal de Educação ofereceu, nesta segunda-feira (10), uma Formação para Oficineiros com os Alquimétricos. O encontro aconteceu na sala de formação da SEMED com a participação do criador do projeto Alquimétricos Lab, Fernando Daguanno. O objetivo é promover uma educação mão na massa estimulando a criatividade, a autonomia e o pensamento científico de forma acessível e sustentável.

Com materiais de baixo custo e uma pedagogia baseada na experimentação, os Alquimétricos permitem que os oficineiros desenvolvam atividades que integram arte, tecnologia e engenharia, tornando o aprendizado mais dinâmico e inclusivo. Além disso, essa formação fortalece a capacidade dos educadores de criar soluções pedagógicas inovadoras, alinhadas às necessidades das crianças e adolescentes da rede municipal.

Ao investir nesta capacitação, o município dá um passo importante para consolidar um ensino integral de qualidade, preparando os alunos para um futuro de descobertas, invenções e possibilidades.

https://lab.alquimetricos.cc/lab/

JORNADA PEDAGÓGICA 2025


Construindo saberes: alfabetização em diálogo com a vida 


A Secretaria Municipal de Educação inicia a semana com a acolhida dos profissionais da Educação e, nesta terça feira (04), com a vivência na Jornada Pedagógica 2025. Esse é um período de planejamento e práticas formativas para o retorno do ano letivo com o envolvimento de professores, diretores e demais profissionais da educação.

Com o tema "Construindo saberes: alfabetização em diálogo com a vida", a jornada objetiva o debate e troca de vivências, planejamento pedagógico e organização das práticas educacionais, com o foco na qualidade do ensino, além de estratégias para o combate da evasão escolar.

A jornada ocorre ao longo desta terça-feira (04), no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, Estácio de Sá e Sala de Formação da Secretaria Municipal de Educação, com momentos de palestra e oficina de atividades em alfabetização e letramento.

As propostas formativas foram apresentadas pelas palestrantes convidadas Profª Aline Santos, Profª Priscila Rosas, Profª Alessandra Fernandes, Profª Luciana Guimarães, Profª Flávia Costa, Profaª Drª Claudia Arsênio, Profª Drª Verônica Cunha e a Profª e Carnavalesca, Thayssa Meneses, além da parceria com a Defesa Civil que ofereceu uma oficina pedagógica com base na Lei Lucas.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO TECNOLÓGICA NAS ESCOLAS EM QUEIMADOS 

Ao todo serão 45 formações realizadas nas escolas da rede municipal



A Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Inovação e Tecnologia, deu início nesta terça-feira (18) ao Programa de Formação Tecnológica nas unidades escolares para professores da rede de ensino municipal, iniciando na Creche Municipal Clotilde Martins Lemos. Ao todo serão 45 formações realizadas nas escolas, em dois turnos.


O objetivo é implementar soluções inovadoras, sustentáveis e replicáveis, utilizando a tecnologia como elemento facilitador da gestão, do ensino e da aprendizagem.



O Secretário Municipal de Educação, André Monsores, ressaltou a importância da tecnologia nas atividades pedagógicas, bem como a preparação dos alunos para o mundo digital, "implementamos diferenciais no currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com a inserção do componente Pensamento Computacional. Além disso, várias outras iniciativas foram implementadas, no intuito de fomentar o uso de tecnologias nas escolas, seja nas atividades pedagógicas com o uso, por exemplo, da plataforma Árvore Livros e das oficinas de robótica, como nas atividades administrativas com o sistema de gestão implantado nas unidades escolares."




A diretora da Creche, Danielle Firmino, expressou sua gratidão pela ação na unidade, "Esse apoio e incentivo faz toda diferença para o avanço da educação queimadense. A equipe demonstrou um olhar sensível e comprometido com a educação, o que permitiu explorar novas possibilidades e enriquecer a prática docente. A interação com as dinamizadoras foi essencial para o sucesso dessa formação". Disse


A formação continuada foi uma proposta desenvolvida para profissionais da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Educação em Tecnologia para a educação infantil e ensino fundamental e, oferecerá aos docentes ferramentas e conhecimentos necessários para incorporar o Pensamento Computacional e a cultura maker em suas práticas pedagógicas.




A subsecretária adjunta de tecnologia e inovação falou sobre a importância dessa ação, "Desenvolvemos uma proposta de formação que alcance os professores dentro de sua realidade( na "casa deles"). Com atividades interativas, tanto desplugadas quanto digitais, explorando o Pensamento Computacional, revelando um universo de possibilidades viáveis. Promovendo assim, uma educação pública de qualidade, alinhada às demandas contemporâneas. Já nesse primeiro passo, enxergamos resultados promissores para o ano letivo".




A integração do Pensamento Computacional no currículo escolar é uma demanda crescente, especialmente após sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


A orientadora pedagógica, Ana Paula de Oliveira também expressou sua alegria ao participar da formação "Foi maravilhosa! Muito enriquecedora e dinâmica. Cada aprendizado será de grande valia no fazer pedagógico. Estou encantada com as inúmeras possibilidades e a gama de materiais ofertados".

Pesquisas apontam que a implementação dessas atividades na educação básica contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas avançadas nos alunos.


A formação será conduzida por meio de atividades interativas, desplugadas e plugadas.


 

AULA INAUGURAL DO PRETECQ 

A cerimônia de abertura da aula inaugural do Preparatório Técnico Municipal de Queimados-PRETECQ aconteceu nesta segunda-feira (17), no Teatro Metodista, para os alunos do nono ano selecionados no processo seletivo que ocorreu entre os dias 17 e 21 de fevereiro.

O objetivo do curso é preparar os estudantes para os desafios dos concursos de seleção para escolas técnicas, institutos federais e escolas militares.

Nesta aula de abertura os alunos selecionados receberam orientações dos professores e material didático para apoio aos estudos durante o curso.

O evento contou com a participação da cantora Erica Anjos, que falou um pouco da sua história de vida e trajetória profissional, além de um momento musical com a cantora que empolgou a todos os presentes no teatro.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito do município, Glauco Kaizer, a primeira-dama e também educadora, Cristiane Kaizer, o secretário municipal de educação, André Monsores e o coordenador geral do


Galeria de fotos

Galeria de fotos